10/20/2007

12 de Outubro "Dia das Crianças"







Nossas crianças não deixaram de sonhar neste dia, pudemos contar com alguns colaboradores que com muito carinho proporcionaram a cada um deles um olhar mais radiante. O nosso agradecimento esta em cada olhar.

Colaboradores: Tocos Veiculos - M.M. Pneus - Packpel- Valmir Nincao da Silva - Cleonice - Cida - Cassia - Lucia Stella - Acir de Oliveira Moela - Igreja do Paraiso.
Direção, Coordenação, Professores (as), Administração e Zeladoria estiveram atuantes para uma semana cheia de diversão e alegria.

As crianças experimentam e simbolizam o mundo real, fisico, por meio do seu brincar e da arte. Em ambos canais de expressão, as experiências passadas são repetidas e revividas. Desta maneira, podemos relacionar o nosso mundo externo ao nosso mundo interno de experiências passadas e conheciemento, organização mental e poder interpretativo. Podemos vincular experiências novas a experiências antigas e desta maneira as nossas mentes absorvem novas informações e se expandem.
Parabéns crianças!!!








10/04/2007

Projeto: "Ser criança"

Professoras: Ivanete Inácia de Abreu / Maria do Socorro
Informática Educacional
Experiências Matemática
Justificativa:
Este projeto surgiu de uma pesquisa que fiz na Internet: Depois de ter trabalhado com os alunos Os jogos Interativos na Sala de Informática resolvi transformar a brincadeira em aprendizado concreto
Alunos atendidos: 1ª e 2ª series
Duração: 02 aulas - setembro
Material: Jogos Educativos impressos já conhecido pelos alunos (na sala de informática)
Lápis e borracha.

Objetivo:
• Desenvolver a curiosidade;
• Estimular o raciocínio;
• Iniciativa e autoconfiança;
• Desenvolvimento da linguagem, pensamento e concentração;
• Desenvolve regras: determinando o que pode e não pode no grupo;
• Integração social dos alunos.

Procedimentos:
Imprimi os Jogos e distribui entre quatro grupos, onde formaram quatro grupos sendo (dois de quatro e dois de seis), cada grupo elegeu seu representante.

O papel do representante seria receber as instruções do jogo e em seguida repassar para o grupo. Antes de iniciar o jogo orientei o representante como deveria ser distribuído o material no grupo e como deveria coordenar.

O papel do representante seria de muita responsabilidade, afinal ele deveria orientar bem o grupo para que juntos desenvolvessem as brincadeiras sem fugir das regras e ser o primeiro grupo a terminar as brincadeiras. No decorrer das atividades o grupo se comunicava e distribuía o jogo que não sabia ou pedia ajuda um para o outro até conseguir desenvolver.

Houve muita preocupação em desenvolver corretamente as atividades e não deixar de cumprir as regras da brincadeira.

Conteúdo:
Cada grupo tinha que desenvolver os seguintes jogos:
Jogos Completar e Colorir – Jogo da Velha – Liga Pontos – Caça-Palavras – Labirinto e Forca.


Referência:
http://www.miniweb.com.br/Atualidade/INFO/ed_inf/sercrianca.htm

Projeto: "Ervas Medicinal"

ALUNOS PESQUISANDO






PROJETO
PESQUISA: ERVA MEDICINAL

Alunos atendidos: 3ª e 4ª séries
Duração: 06 aulas/setembro
Professora: Ivanete / Informática Educacional
Professora: Maria Aparecida / Orientação de Estudo e Pesquisa

Justificativa
Ampliar conhecimentos;
Despertar os alunos para a conscientização e conservação do meio ambiente;
Perceber a importância do computador como ferramenta de comunicação;
Criar um ambiente onde os alunos sejam participativos nas atividades desenvolvidas;
Despertar a observação, o raciocínio e a curiosidade do aluno;
Desenvolver hábitos e atitudes dentro de um projeto de investigação e pesquisa.

Entendemos que nos dias de hoje a Internet oferece-nos um mundo de informações que terão maior ou menor valor de acordo com nossos objetivos de pesquisa. Esta ferramenta traz como proposta ser dinamizadora e otimizadora do processo de construção do conhecimento, dentro e fora da sala de aula. A Internet vem transcendendo as portas das salas de aula e invade os planos de aula dos professores, consolidando assim a escola como provedora de real conhecimento. Contudo precisamos estar em sintonia com a realidade de nossos alunos, trazendo a Internet para uma realidade concreta deles.

A fusão entre a Informática Educacional e Orientação de Estudo e Pesquisa surgiu depois do Projeto Horta (Professor Celso), onde levamos os alunos a pesquisarem as propriedades e indicações de algumas ervas medicinal.

No trabalho com o cultivo e plantio na Horta os alunos põem em prática tudo que aprenderam em sala de aula, pois entendemos que a natureza é um material riquíssimo para o ensino-aprendizagem de todas as áreas, já que a criança explora o mundo em que vive de maneira integral, sem fragmentá-lo. Na realização de experiências envolvendo o crescimento das plantas, importância da luz, dos tipos de solo, da água, formando hábitos em relação ao ecossistema do qual a criança faz parte.


Procedimento
Pesquisar na Internet as propriedades e indicações das seguintes Ervas Medicinal.
Erva-doce, Erva-cidreira e Camomila.

Finalizando
Exemplificar em sala de aula a pesquisa
Montagem de painel expositivo na escola

Referências
www.jardim.com.br/ERVAS/A01camomila.html
http://www.plantamed.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/camomila
www.vitaminasecia.hg.ig.com.br/ervadoceorientacao.htm